Por que resolvi escrever esse blog?

A maior descoberta da nossa era!

Talvez, uma das maiores descobertas da Linguística, desde o surgimento da mesma, seja a revelação de que nossa especie, ao contrário do que pensamos por muito tempo, não é a única cuja comunicação tenha sido "privilegiada" pela evolução. Não sabemos ainda se isso ocorreu devido ao contato prolongado com a nossa espécie e a seleção que fazíamos (de maneira consciente ou não) das características dos nossos melhores amigos, mas o fato observado, que mudou para sempre nossa visão sobre esse mamífero tão peculiar e importante para a nossa vida, é que humanos falam.

É claro que sempre soubemos que eles emitiam sons. Toda cachorra e cachorro que já teve um humano pode jurar que seu companheiro de passeios e brincadeiras sabia exatamente como demonstrar seus sentimentos através de seus guinchos; alguns de nós podiam passar horas conversando com eles, convictos de que eles nos entendiam perfeitamente. Porém, a descoberta da recursividade de seus guinchos, de seus simbolismos (entre outros fatores) e, consequentemente, da complexidade da sua cognição mudou para sempre nossa relação com eles.

Foi pensando nisso, enquanto observava alguns comportamentos dos humanos que vivem comigo, que decidi compartilhar aqui algumas reflexões e análises sobre as línguas humanas. Não pretendo ser pedante, pelo excesso de academicismos, tampouco piagas, falando apenas dos humanos com os quais convivo. Aqui estarão apenas algumas reflexões de um cachorro que gosta muito de linguística, humanos e bom humor, não necessariamente nessa ordem.


Quem nunca ganhou aquela mordida surpresa do seu humano?


Comentários

Postar um comentário